Endodontia

O que é a Endodontia?

A endodontia é a especialidade da odontologia que envolve o tratamento da estrutura interna do dente.

Certamente, esse segmento é bastante procurado, visto que trata dos canais que são onde as raízes do dente se encontram. Mesmo que todos os dentistas tenham o conhecimento da área do canal, para citar um exemplo, o endodontista tem técnicas mais abrangentes para tal caso por isso a importância, já que o tratamento pode ser abordado de maneiras diferentes pelo profissional da endodontia.

Quando devo procurar um endodontista

O tratamento de canal é o tratamento mais realizado pela endodontia, mas não é o único. Também é a especialidade que cuida de traumas causados por quedas e acidentes, situações que indicam a necessidade de fazer uma avaliação nas estruturas internas do dente para identificar a necessidade de remoção ou tratamento para recuperar o dente.

Outros sinais e problemas que indicam a necessidade de uma consulta em endodontia:

  • Dente trincado;
  • Cárie profunda;
  • Dor descrita como se fosse dentro do dente.

Quando a polpa do dente é infectada e não recebe tratamento com urgência, pode causar o acúmulo de pus nas estruturas do dente como a raiz e osso, formando abscesso, uma inflamação mais grave e muito dolorida.

Se você sofreu um acidente, bateu a boca e está sentindo dor em um ou mais dentes, é preciso agendar uma consulta de emergência para identificar danos nas estruturas dos dentes e fazer o tratamento adequado.

Qual a função da polpa dentária?

A polpa dentária é um tecido mole, que se estende até a raiz do dente, sendo composta por vasos sanguíneos, nervos e células conjuntivas. Com o passar do tempo, esta estrutura tende a se desgastar, especialmente devido ao estilo de vida do paciente, o que pode desencadear na proliferação de vírus e bactérias na parte interna do dente.

endodontia
endodontia
endodontia

Como é feito o tratamento para problemas de canal?

Embora já citado, o tratamento de canal é o mais comum abordado pela endodontia. Este tipo de abordagem é necessário quando a polpa do dente adoece e não consegue se recuperar sozinha. Com a não recuperação, a polpa pode necrosar devido a uma cárie ou até mesmo uma fratura.

Caso o problema não for tratado e encarado com um simples incômodo, uma infecção pode acontecer, desenvolvendo pus dentro do osso mandibular e/ou maxilar, ou na própria raiz do dente. O tratamento de canal ocorre para restaurar e sanar o problema do abcesso causado pela infecção na raiz do dente.

Para determinar se tal intervenção é necessária, o endodontista pode solicitar exames de imagem, como uma panorâmica da arcada dentária, a fim de avaliar a condição do dente e se existe um comprometimento da parte interna do dente.

endodontia
endodontia
endodontia

Como deve ser o pós-operatório de um procedimento de canal?

É importante que o paciente respeite e sempre seja orientado pelo endodontista para evitar danos na região operada. Por isso, é indicado que o indivíduo evite alimentos duros na primeira semana, como carnes ou balas, uma vez que estes comestíveis podem prejudicar o processo de cicatrização no local da cirurgia.

Agendamento

Preencha o formulário abaixo e vamos entrar em contato para fazer o agendamento de sua consulta.

Av. Senador César Vergueiro, 580
Ribeirão Preto - SP

(16) 3620-0822

(16) 99202-2387

coerplmauro@gmail.com

Atendimento: seg. a sex. das 7h30 às 18h

    Procedimento: